EST Barreiro

 
EST Barreiro   EST Barreiro

EST Barreiro   EST Barreiro

Geodecidir: ato de decidir com recurso a informação georreferenciada.
(Livro de Atas da I Conferência Nacional de Geodecisão, realizada em 2014)

A II Conferência Nacional de Geodecisão voltou a ser um fórum que juntou decisores, técnicos e investigadores na área da informação geográfica. Proporcionou um momento de reflexão e de divulgação sobre o modo como a informação geográfica é utilizada para a tomada de decisão em diferentes áreas de atividade. 

A crescente utilização de informação geográfica, a sua disponibilização na internet e o aumento do número e da diversidade de ferramentas e aplicações têm levado o interesse sobre a informação geográfica até ao nível do consumo individual de utilizadores não experientes. Esta tendência de democratização da informação geográfica, leva à necessidade de organizar a informação geográfica digital, criar infraestruturas de dados geográficos e a normalizar a informação geográfica. A facilidade de criar e explorar dados e um acesso cada vez mais generalizado a plataformas de utilização intuitiva, levaram a que muitos empreendedores apostassem no desenvolvimento de novas ferramentas de exploração de dados. A geografia permite hoje a tomada de decisão no dia-a-dia, de forma tão complexa como a evacuação de uma zona por perigo de cheias ou tão simples como dar a conhecer restaurantes ou lojas mais próximas, que têm “aquele produto” de que tanto se gosta. O contributo das ciências clássicas apoia as novas tendências, constituindo-se novas formas de análise da informação geográfica. O esforço europeu tem promovido as iniciativas Copernicus (programa da observação da Terra), Living Planet (programa para aumentar o conhecimento do Sistema Terra e do impacto da atividade humana), Diretiva INSPIRE (infraestrutura europeia de informação geográfica) e Galileo (GNSS europeu para posicionamento geográfico), que são áreas de interesse abordadas na II Conferência Nacional de Geodecisão.

Temas:  Sistemas de Informação Geográfica, bases de dados, fotogrametria, deteção remota, estatística aplicada, planeamento e ordenamento do território, proteção civil, segurança e áreas afins. 

Público-alvo: técnicos, investigadores e decisores, de instituições públicas ou privadas, forças de segurança, laboratórios de investigação ou de ONG's.

Brochura da II Conferência Nacional de Geodecisão

Cartaz da II Conferência Nacional de Geodecisão

 

Página da I Conferência Nacional de Geodecisão

 

Patrocinador Ouro:  
 
Patrocinador Prata:  
 
Patrocinador Bronze:  
      
Apoio:  
 
Organização:
 EST Barreiro  LNEC

II Conferência Nacional de Geodecisão

Comissão Cientifica [cc.geodecisao@estbarreiro.ips.pt]

Ana Fonseca  [LNEC] - Presidente


Alexandra Fonseca [DGT]

Alexandre Gonçalves [IST-UL]

Ana Cláudia Teodoro [FC-UP]

Ana Paula Falcão [IST-UL]

Cédric Grueau [ESTS - IPS]

Cristina Catita [FC-UL]

Cristina Oliveira [ESTB-IPS]

Fernando Gil [NOVA IMS]

Gil Gonçalves [FCT-UC]

José Tenedório [FCSH-UNL]

Luis Cerqueira [ESTB-IPS]

Luísa Gonçalves [IPLeiria]

Luísa Pereira [ESTGA-UA]

Maria João Henriques [LNEC]

Mário Caetano [DGT]

Miguel Baio [ESTB-IPS]

Nuno Charneca [AMBISIG]

Paula Redweik [FC-UL]

Rita Anastácio [IPT]

 

Comissão Organizadora  [co.geodecisao@estbarreiro.ips.pt]

 EST Barreiro  

Cristiana Pereira

 [Professor Adjunto da ESTBarreiro/IPS]

 EST Barreiro

Edgar Barreira

 [Consultor na Esri Portugal ]

 EST Barreiro  

Maria João Henriques

 [Especialista do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (Núcleo de Geodesia Aplicada)]

 EST Barreiro  

Miguel Baio

 [Professor Adjunto da ESTBarreiro/IPS]

 EST Barreiro  

Rita Matildes

 [Doutoranda da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa/Instituto Dom Luiz]

 

Patrocinador Ouro:  
 
Patrocinador Prata:  
 
Patrocinador Bronze:  
      
Apoio:  
 
Organização:
 EST Barreiro    LNEC

A Escola Superior de Tecnologia do Barreiro (ESTBarreiro/IPS), criada em 1999, é uma unidade de ensino superior público integrada no Instituto Politécnico de Setúbal, sendo dotada de autonomia científica, pedagógica, administrativa, estatutária e cultural.

A atuação da ESTBarreiro/IPS é centrada na realização de ciclos de estudos que visem a atribuição de graus académicos de nível superior, bem como de cursos pós-secundários e de cursos de formação pós-graduada, na realização de atividades de investigação que promova a transferência e valorização do conhecimento científico e tecnológico, na prestação de serviços à comunidade e de apoio ao seu desenvolvimento, na cooperação e intercâmbio cultural, científico e técnico com outras instituições de ensino superior, nacionais e estrangeiras, numa articulação que vise o estabelecimento de parcerias, na contribuição para a cooperação internacional e para a aproximação entre os povos, com especial destaque para os países de língua portuguesa e os países europeus, e na produção e difusão do conhecimento e da cultura.

 

O Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), fundado em 1946, é um instituto público de pesquisa dedicado à ciência e tecnologia que desenvolve actividade em vários domínios da Engenharia Civil e áreas afins.

A atividade do LNEC desenvolve-se em diversas áreas, sendo de destacar as obras públicas, infraestruturas, habitação e planeamento urbano, hidráulica e recursos hídricos, transporte, meio ambiente, materiais de construção e outros produtos. Os principais objetivos da atividade do LNEC são a segurança e a qualidade das obras, a proteção e reabilitação do património natural e construído, a inovação tecnológica nos sectores da construção, a água e o meio ambiente. Atividades relacionadas com a regulamentação, a normalização e a qualidade de construção são igualmente relevantes.


II Conferência Nacional de Geodecisão

Serão aceites dois tipos de propostas de comunicações: comunicações normais e resumos alargados. As comunicações normais, que terão até oito páginas, serão revistas por dois elementos da Comissão Científica. Os textos aprovados serão reunidos num livro de atas, um documento em formato digital com ISBN. Os resumos alargados, com o máximo de duas páginas, serão também avaliados pela Comissão Científica, para verificar se adequam aos temas da Conferência, mas não terão ISBN associado.

As atas, os resumos alargados e as apresentações ficarão disponíveis na página Web da Conferência.

As datas limite para submissão das comunicações, quer normais quer resumos alargados, são as seguintes:

       Comunicação Normal      Resumo Alargado
Receção do resumo (*):   15 de fevereiro de 2016   14 de março de 2016
Confirmação aos autores da aceitação do resumo:   16 de fevereiro de 2016   18 de março de 2016
Receção da comunicação completa   14 de março de 2016   8 de abril de 2016
Envio aos autores da aceitação e de sugestões de alterações:   18 de abril de 2016   22 de abril de 2016
Receção da versão final da comunicação:   29 de abril de 2016   29 de abril de 2016

(*) - texto até 1500 carateres. Permite que se avalie se o assunto proposto se adequa às temáticas abordadas na Conferência.

Abstract Template (.docx) de escrita da comunicação

O resumo alargado seguirá uma formatação semelhante ao da comunicação normal mas será limitado a duas páginas. Terá que conter Resumo, Palavras-Chave, Introdução, Conclusões e Contactos dos autores.


Serão consideradas comunicações de acordo com os seguintes temas (as keywords são indicações não vinculativas):

Sistemas de Informação Geográfica

Keywords: SIG | BIM | Cartografia de Base | Cartografia Temática | SIG Open Source | Programação SIG | Ambiente | Modelação 3D

Infraestrutura de Dados Geográficos

Keywords: Diretiva INSPIRE | Modelação de Dados Geográficos | Harmonização de Dados | Serviços Web | OGC | Metadados | GML | Crowdmapping

Fotogrametria e Deteção Remota

Keywords: Imagens Aéreas | Imagens Satélite | Imagens Terrestres| Laser Scanning | Copernicus | LIDAR | UAV | Processamento Digital de Imagem

Visualização e Mobilidade

Keywords: Geomarketing | Navegação GNSS | Realidade Aumentada | LBS | Indoor Mapping | Geodesign

Gestão Territorial

Keywords: Cadastro | Urbanismo | Avaliação imobiliária | Direito Geográfico | Áreas Protegidas | Plano Diretor Municipal | Cidades Sustentáveis | Uso e Ocupação do Solo

Proteção Civil e Segurança

Keywords: Riscos | Recursos Naturais | Litoral | Gestão de Catástrofes Naturais | Crises industriais


Notas sobre as comunicações

Uma comunicação, quer normal quer resumo alargado, só poderá ser aceite se pelo menos um dos autores estiver inscrito. A apresentação da comunicação terá que ser feita por um autor inscrito. Se a inscrição for efetuada até 29 de abril o custo é reduzido (ver página de Inscrições). A submissão da comunicação pode ser considerada tanto para comunicação oral como para poster, podendo a escolha ser feita pelos autores ou pela Comissão Científica. No caso das comunicações orais, elas terão tempo de apresentação diferenciado, sendo que os resumos alargados serão preferencialmente direcionados para apresentações de duração curta. Se o desejarem, os autores de comunicações normais podem também efetuar a sua apresentação de forma curta. A decisão final sobre a apresentação (normal ou curta) será decisão conjunta das Comissões Científica e Organizadora.

A gestão das comunicações, incluindo as revisões, será realizada pelo sistema de gestão de conferências EasyChair (https://easychair.org/conferences/?conf=geod2016).

O processo de submissão será constituído por três etapas: 1) Submissão do resumo (máximo de 1500 caracteres); 2) Submissão da comunicação (normal: máximo oito páginas; resumo alargado: máximo duas páginas); 3) Submissão da comunicação, versão final.

O texto apresentado em 1) é inscrito diretamente no site e permitirá que a Comissão Científica avalie se o trabalho que está a ser proposto se adequa aos temas da Conferência. A comunicação só poderá ser submetida após a aceitação do resumo. Os textos apresentados em 2) e 3) deverão ser submetidos em formato Word (doc ou docx) ou em OpenDocument (odt). A dimensão máxima do ficheiro é 20 MB. Os membros da Comissão Científica irão rever a comunicação submetida em 2) e, em casos excecionais, esta Comissão poderá também rever a versão final da comunicação.

Será publicado um livro de resumos, que será entregue aos participantes na Conferência. O texto incluído nesta publicação será o que consta no início da comunicação, versão final. Somente as comunicações em que, pelo menos, um dos autores esteja inscrito na Conferência poderão, como referido, ser apresentadas durante a Conferência Nacional de Geodecisão e também só estas ficarão disponíveis no site, no livro de resumos e programa disponíveis na internet.

Qualquer dúvida relacionada com o processo de aceitação de resumos ou das comunicações deverá ser colocada por email para geod2016@easychair.org.


Algumas notas sobre a submissão de comunicações via Easychair.

Se já está registado nesta plataforma entre no site https://easychair.org/conferences/?conf=geod2016 usando o seu “User name” e “Password”. Se não está registado no Easychair utilizar a página https://easychair.org para fazer o seu registo (“signup“).

Quando terminar o período de registo de resumos, o acesso à Conferência na plataforma Easychair faz-se unicamente pelo endereço https://easychair.org. Por conseguinte terá que utilizar este endereço para submeter o texto da comunicação. Na plataforma da Conferência no Easychair a submissão faz-se selecionando “Upload paper”, na primeira vez, ou “Update file”, subsequentemente incluindo, logicamente, quando submeter a versão final.

Se tiver dúvidas acerca da utilização do EasyChair envie por email para geod2016@easychair.org.


Algumas notas sobre as apresentações.

Para as apresentações orais não foi desenvolvido nenhum template. Pede-se unicamente que, no slide, o nome do autor que for efetuar a apresentação fique sublinhado.

No caso da apresentação ser por poster informamos:

  • Dimensão do poster: área útil 80 cm x 110 cm, orientação retrato (portrait); 
  • No canto superior esquerdo deverá ser colocado o logótipo do evento. Descarregue o ficheiro com a imagem aqui. A dimensão maior deverá ser 25 cm, respeitando a relação comprimento/altura da imagem; 
  • No poster deverá ser sublinhado o nome do autor que irá estar na sessão de apresentação. 

Todas as apresentações serão publicadas na página Web da Conferência

 

Patrocinador Ouro:  
 
Patrocinador Prata:  
 
Patrocinador Bronze:  
      
Apoio:  
 
Organização:
 EST Barreiro  LNEC

II Conferência Nacional de Geodecisão

 

A II Conferência Nacional de Geodecisão realizou-se nos dias 12 e 13 de maio de 2016.

Dia 12 de maio

10:00   Cerimónia de Abertura
     
    Secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Dr.ª Célia Ramos
Vice-Presidente do Instituto Politécnico de Setúbal, Prof. Doutor João Vinagre
Vogal do Conselho Diretivo do Laboratório de Engenharia Civil, Dr.ª Maria Alzira Santos
Diretor da Escola Superior de Tecnologia do Barreiro, Prof. Doutor Pedro Salvado Ferreira
     
10:45   Conferência "Contributo da Informação Geográfica para o Crescimento"
    Introdução: Prof. José Tenedório (FCSH-UNL)
Conferencista: Eng.º José Pedro Neto (CCDR-LVT)
     
11:30   Sessão Técnica 1 - Moderador: Professor Cédric Grueau (ESTSetubal/IPS)
    - LiveTeams: Gestão de Emergência online adaptativa pelo contexto - Rafael Bizarra
- Utilização de metodologias de recolha e transmissão de informação de forma voluntária (VGI) em incêndios florestais, com as Equipas de Reconhecimento e Avaliação da Situação (ERAS) - José Gaspar
- Tecnologia UAV no apoio à avaliação do perigo de inundação - Paulo Fernandez
     
14:30   Sessão Técnica 2 - Moderador: Professora Rita Anastácio (IPT)
    - A Georreferenciação de infraestruturas como suporte à gestão do serviço público - Francisco Cristão
- Sistema Integrado de Monitorização e de Apoio à Gestão e Decisão – Caso de Estudo Herdade da Contenda - Lia Duarte
- Análise da geografia da vulnerabilidade e da mudança no sector turístico português - João Craveiro
- Spatineo – apresentação empresarial - Fabio Bittencourt
     
16:00   Mesa Redonda "O Cadastro em Portugal: Presente e Futuro"
    Fernando Gil (Moderador) - Professor na NOVA IMS
Ana Cristina Bordalo - Subdiretora-Geral do Território da Direção-Geral do Território.
Madalena Grade - Conservadora do Registo Predial do Registo do Instituto dos Registos e Notariado, IP.
Armando A. Oliveira - Presidente do Conselho Profissional do Colégio de Agentes de Execução da Ordem dos Solicitadores e dos Agentes de Execução.
Virgínia Manta - Chefe de Divisão na Câmara Municipal de Coimbra e Delegada na Comissão de Cadastro na FIG em representação da Ordem dos Engenheiros.
André Carvalho - Engenheiro florestal da The Navigator Company.
João Paulo Hespanha - Professor na ESTGA/UA.

Dia 13 de maio

10:00   Sessão Técnica 3 - Moderador: Professora Luísa Pereira (ESTGA-UA)
    - Classificação de Imagens de Satélite Multitemporais Baseada em Objetos e Apuramento Semiautomático de Limiares de Corte - Ângela Barbosa
- Avaliação da Qualidade e Adequabilidade de MDS obtidos por drones low-cost na Monitorização topográfica de Dunas Primárias - Gil R. Gonçalves
- Modelação espacial do potencial de exploração apícola utilizando software Open Source - Natália Roque
- Otimização de circuitos de inspeção de pavimentos: aplicação à rede rodoviária nacional - Alexandre Gonçalves
     
11:30   Sessão Técnica 4 - Moderador: Professor Miguel Baio (ESTBarreiro/IPS)
    - MOnitoring of HAbitats at the level of a NAtura 2000 site – ‘MOHANA’ mobile and web app - Francisco Gutierres
- A informação geográfica no processo de planeamento da rede ciclável do Barreiro - Milton Gomes
- Sistemas multiagentes para a modelação e simulação de alterações do uso e ocupação do solo - Eduardo Gomes
- Projeto Nós Propomos!: a mobilização dos alunos na resolução dos problemas da comunidade - Rui Santos
     
12:45   Sessão de Encerramento
     
14:30   Workshop
    "Criação de serviços de dados geográficos com software open source: serviços INSPIRE de visualização WMS e de descarregamento WFS"
Danilo Furtado (DGT)

Abstract PROGRAMA FINAL

Abstract Livro de Resumos

 

 

EST Barreiro
A atual estratégia europeia reorientou a finalidade dos fundos europeus, dando particular ênfase ao crescimento em detrimento do desenvolvimento. Esta alteração de rumo não se circunscreve a uma mera questão semântica – no mundo global, em mutação constante, a preocupação principal é a economia e o seu crescimento, inteligente, sustentável e inclusivo.
A informação geográfica está em todo o lado e é um recurso que contribui decisivamente para o desenvolvimento e a inovação. A quantidade de dados espaciais é absolutamente esmagadora e com tendência para aumentar. Os benefícios da sua boa utilização são transversais a diversos domínios, a qual é fundamental no planeamento, gestão e avaliação das políticas públicas e das iniciativas do setor privado.
Importa compreender de que forma pode a sociedade beneficiar da utilização da informação geográfica no âmbito do Portugal 2020, compromisso que Portugal e a Comissão Europeia assumiram na prossecução dos objetivos da Estratégia Europa 2020.
 
 Jose Neto   José Pedro Neto (Vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo): é licenciado em Engenharia Geográfica e pós-graduado em Ciências e Sistemas de Informação Geográfica. Começou por trabalhar como consultor na SOCARTO, tendo servido no Instituto Geográfico do Exército. Desempenhou funções técnicas e mais tarde de chefia como Chefe de Divisão na atual Direção Geral do Território (ex-IPCC e ex-IGP) na área da aquisição de informação cadastral. Foi membro da Unidade Técnica da Reorganização Administrativa Territorial Autárquica na Assembleia da República. Exerceu funções de adjunto e técnico especialista em gabinetes de Secretários de Estado da Administração Local. Desde o início de 2015 é Vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo.

 

EST Barreiro

 

Fernando Gil   Moderador    
         
Ana Cristina Bordalo   DGT   Subdiretora-Geral do Território da Direção-Geral do Território.
         
André Carvalho   The Navigator Company   Engenheiro florestal a desempenhar funções na Área Florestal do grupo Portucel Soporcel, ao nível do Planeamento, Inventário Florestal e Informação Geográfica.
         
Madalena Grade   IRN, IP   Conservadora do Registo Predial em exercício de funções no Setor Técnico Jurídico dos Serviços de Registo do Instituto dos Registos e Notariado, IP.
         
João Paulo Hespanha   ESTGA/UA   Doutor pela Universidade Técnica de Delft na área do Cadastro Predial, tendo participado no desenvolvimento da ISO 19152 – “Land Administration Domain Model”. Prestador de Serviços à Ordem dos Solicitadores, integrados no projeto Geopredial.
         
Virgínia Manta   CMCoimbra   Chefe da Divisão de Cadastro, Solos, Património Imobiliário e Informação Geográfica da Câmara Municipal de Coimbra. Delegada na Comissão de Cadastro na FIG em representação do Colégio de Engenharia Geográfica da Ordem dos Engenheiros.
         
Armando A. Oliveira   OSAE   Presidente do Conselho Profissional do Colégio de Agentes de Execução da Ordem dos Solicitadores e dos Agentes de Execução.

 

EST Barreiro

Formador: Danilo Furtado (DGT)

Programa:

  1. Abertura (Mário Caetano, Subdiretor-Geral do Território)
  2. Serviços de Dados Geográficos (SDG) INSPIRE
  3. Implementação de serviços INSPIRE em GeoServer
    • Introdução ao GeoServer (conceitos, instalação e configurações)
    • Configuração de dados geográficos
    • Serviços de Visualização WMS e Descarregamento WFS
  4. Validação dos SDG
  5. Utilização e exploração dos SDG

 

Patrocinador Ouro:  
 
Patrocinador Prata:  
 
Patrocinador Bronze:  
      
Apoios:  
 
Organização:
 EST Barreiro  LNEC

II Conferência Nacional de Geodecisão

A Escola Superior de Tecnologia do Barreiro localiza-se na margem sul do rio Tejo, no município do Barreiro. As instalações estão localizadas na Quinta dos Fidalguinhos e pertencem ao Instituto Politécnico de Setúbal.

  • As coordenadas GPS da EST Barreiro/IPS: 38º 39’ 08.60’’ N ; 9º 02’ 56.24’’ O 

Como chegar à EST Barreiro/IPS por transportes públicos:

- De Lisboa: o acesso mais rápido é por barco. Entre o Terreiro do Paço e o Barreiro. o tempo da travessia por barco, realizada pela Soflusa, demora cerca de 20 minutos nas horas de ponta com uma frequência de barcos entre a variar entre os 5 e os 10 minutos. Para a ligação entre Terminal Fluvial do Barreiro e a Escola Superior de Tecnologia do Barreiro poderá utilizar autocarros dos Transportes Coletivos do Barreiro, carreiras 1 ou 2.

- Da Margem Sul: existem diversos meios de transporte que servem a Escola: 

  • Transportes Coletivos do Barreiro (TCB)  - carreiras 1 e 2 (Terminal Fluvial - circulação), com paragem em “Politécnico” (ver diagrama da rede). 
  • Transportes Sul do Tejo (TST) - carreira 317 (Barreiro (Est) - Vale da Amoreira). 
  • Comboios da CP: próximo da Escola, a 10 minutos a pé, encontra-se o apeadeiro da Baixa da Banheira (Linha do Sado - urbanos de Lisboa), Nesta linha também se situa a estação do Pinhal Novo, com conexão ao serviço Alfa Pendular e Intercidades Lisboa/Faro/Lisboa.

Como chegar à  EST Barreiro/IPS por transporte próprio:

Utilizando transporte próprio pode chegar à escola ou via A2 (Autoestrada do Sul) ou via A12 (autoestrada Setúbal-Montijo).

Para quem se dirige via A2 deverá sair na saída de Coina em direção ao Barreiro (IC21 - via rápida do Barreiro).

Se pretende deslocar-se a partir da A12 (via Ponte Vasco da Gama) deverá, na saída do Montijo, seguir o IC32 em direção ao Barreiro e, no final, seguir o IC21. Para ambos os casos, no IC21 e nos primeiros semáforos, sair à direita em direção à Baixa da Banheira; encostar logo de seguida à esquerda para apanhar a Estrada da Amizade e seguir até à primeira rotunda, que contorna até entrar na Baixa da Banheira; virar à esquerda na primeira rua que encontra seguindo a placa para a Escola Superior de Tecnologia do Barreiro; virar à direita para apanhar e seguir até ao fim a Rua Américo da Silva Marinho; a Escola encontra-se à esquerda, no final da Rua Américo da Silva Marinho.

Mapa Barreiro

 

Patrocinador Ouro:  
 
Patrocinador Prata:  
 
Patrocinador Bronze:  
      
Apoio:  
 
Organização:
 EST Barreiro  LNEC

II Conferência Nacional de Geodecisão

Mail

geodecisao@estbarreiro.ips.pt

Telefone

212 064 664

Correio

EST Barreiro / IPS

Rua Américo da Silva Marinho,

2839-001 Lavradio

  • EST Barreiro 

 

Patrocinador Ouro:  
 
Patrocinador Prata:  
 
Patrocinador Bronze:  
      
Apoio:  
 
Organização:
 EST Barreiro  LNEC