Geodecidir: ato de decidir com recurso a informação georreferenciada.
(Livro de Atas da I Conferência Nacional de Geodecisão, realizada em 2014)
A II Conferência Nacional de Geodecisão voltou a ser um fórum que juntou decisores, técnicos e investigadores na área da informação geográfica. Proporcionou um momento de reflexão e de divulgação sobre o modo como a informação geográfica é utilizada para a tomada de decisão em diferentes áreas de atividade.
A crescente utilização de informação geográfica, a sua disponibilização na internet e o aumento do número e da diversidade de ferramentas e aplicações têm levado o interesse sobre a informação geográfica até ao nível do consumo individual de utilizadores não experientes. Esta tendência de democratização da informação geográfica, leva à necessidade de organizar a informação geográfica digital, criar infraestruturas de dados geográficos e a normalizar a informação geográfica. A facilidade de criar e explorar dados e um acesso cada vez mais generalizado a plataformas de utilização intuitiva, levaram a que muitos empreendedores apostassem no desenvolvimento de novas ferramentas de exploração de dados. A geografia permite hoje a tomada de decisão no dia-a-dia, de forma tão complexa como a evacuação de uma zona por perigo de cheias ou tão simples como dar a conhecer restaurantes ou lojas mais próximas, que têm “aquele produto” de que tanto se gosta. O contributo das ciências clássicas apoia as novas tendências, constituindo-se novas formas de análise da informação geográfica. O esforço europeu tem promovido as iniciativas Copernicus (programa da observação da Terra), Living Planet (programa para aumentar o conhecimento do Sistema Terra e do impacto da atividade humana), Diretiva INSPIRE (infraestrutura europeia de informação geográfica) e Galileo (GNSS europeu para posicionamento geográfico), que são áreas de interesse abordadas na II Conferência Nacional de Geodecisão.
Temas: Sistemas de Informação Geográfica, bases de dados, fotogrametria, deteção remota, estatística aplicada, planeamento e ordenamento do território, proteção civil, segurança e áreas afins.
Público-alvo: técnicos, investigadores e decisores, de instituições públicas ou privadas, forças de segurança, laboratórios de investigação ou de ONG's.
Brochura da II Conferência Nacional de Geodecisão
Cartaz da II Conferência Nacional de Geodecisão
Página da I Conferência Nacional de Geodecisão
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II Conferência Nacional de Geodecisão
Serão aceites dois tipos de propostas de comunicações: comunicações normais e resumos alargados. As comunicações normais, que terão até oito páginas, serão revistas por dois elementos da Comissão Científica. Os textos aprovados serão reunidos num livro de atas, um documento em formato digital com ISBN. Os resumos alargados, com o máximo de duas páginas, serão também avaliados pela Comissão Científica, para verificar se adequam aos temas da Conferência, mas não terão ISBN associado.
As atas, os resumos alargados e as apresentações ficarão disponíveis na página Web da Conferência.
As datas limite para submissão das comunicações, quer normais quer resumos alargados, são as seguintes:
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Comunicação Normal |
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Resumo Alargado |
Receção do resumo (*): |
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15 de fevereiro de 2016 |
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14 de março de 2016 |
Confirmação aos autores da aceitação do resumo: |
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16 de fevereiro de 2016 |
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18 de março de 2016 |
Receção da comunicação completa |
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14 de março de 2016 |
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8 de abril de 2016 |
Envio aos autores da aceitação e de sugestões de alterações: |
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18 de abril de 2016 |
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22 de abril de 2016 |
Receção da versão final da comunicação: |
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29 de abril de 2016 |
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29 de abril de 2016 |
(*) - texto até 1500 carateres. Permite que se avalie se o assunto proposto se adequa às temáticas abordadas na Conferência.
Template (.docx) de escrita da comunicação
O resumo alargado seguirá uma formatação semelhante ao da comunicação normal mas será limitado a duas páginas. Terá que conter Resumo, Palavras-Chave, Introdução, Conclusões e Contactos dos autores.
Serão consideradas comunicações de acordo com os seguintes temas (as keywords são indicações não vinculativas):
Sistemas de Informação Geográfica
Keywords: SIG | BIM | Cartografia de Base | Cartografia Temática | SIG Open Source | Programação SIG | Ambiente | Modelação 3D
Infraestrutura de Dados Geográficos
Keywords: Diretiva INSPIRE | Modelação de Dados Geográficos | Harmonização de Dados | Serviços Web | OGC | Metadados | GML | Crowdmapping
Fotogrametria e Deteção Remota
Keywords: Imagens Aéreas | Imagens Satélite | Imagens Terrestres| Laser Scanning | Copernicus | LIDAR | UAV | Processamento Digital de Imagem
Visualização e Mobilidade
Keywords: Geomarketing | Navegação GNSS | Realidade Aumentada | LBS | Indoor Mapping | Geodesign
Gestão Territorial
Keywords: Cadastro | Urbanismo | Avaliação imobiliária | Direito Geográfico | Áreas Protegidas | Plano Diretor Municipal | Cidades Sustentáveis | Uso e Ocupação do Solo
Proteção Civil e Segurança
Keywords: Riscos | Recursos Naturais | Litoral | Gestão de Catástrofes Naturais | Crises industriais
Notas sobre as comunicações
Uma comunicação, quer normal quer resumo alargado, só poderá ser aceite se pelo menos um dos autores estiver inscrito. A apresentação da comunicação terá que ser feita por um autor inscrito. Se a inscrição for efetuada até 29 de abril o custo é reduzido (ver página de Inscrições). A submissão da comunicação pode ser considerada tanto para comunicação oral como para poster, podendo a escolha ser feita pelos autores ou pela Comissão Científica. No caso das comunicações orais, elas terão tempo de apresentação diferenciado, sendo que os resumos alargados serão preferencialmente direcionados para apresentações de duração curta. Se o desejarem, os autores de comunicações normais podem também efetuar a sua apresentação de forma curta. A decisão final sobre a apresentação (normal ou curta) será decisão conjunta das Comissões Científica e Organizadora.
A gestão das comunicações, incluindo as revisões, será realizada pelo sistema de gestão de conferências EasyChair (https://easychair.org/conferences/?conf=geod2016).
O processo de submissão será constituído por três etapas: 1) Submissão do resumo (máximo de 1500 caracteres); 2) Submissão da comunicação (normal: máximo oito páginas; resumo alargado: máximo duas páginas); 3) Submissão da comunicação, versão final.
O texto apresentado em 1) é inscrito diretamente no site e permitirá que a Comissão Científica avalie se o trabalho que está a ser proposto se adequa aos temas da Conferência. A comunicação só poderá ser submetida após a aceitação do resumo. Os textos apresentados em 2) e 3) deverão ser submetidos em formato Word (doc ou docx) ou em OpenDocument (odt). A dimensão máxima do ficheiro é 20 MB. Os membros da Comissão Científica irão rever a comunicação submetida em 2) e, em casos excecionais, esta Comissão poderá também rever a versão final da comunicação.
Será publicado um livro de resumos, que será entregue aos participantes na Conferência. O texto incluído nesta publicação será o que consta no início da comunicação, versão final. Somente as comunicações em que, pelo menos, um dos autores esteja inscrito na Conferência poderão, como referido, ser apresentadas durante a Conferência Nacional de Geodecisão e também só estas ficarão disponíveis no site, no livro de resumos e programa disponíveis na internet.
Qualquer dúvida relacionada com o processo de aceitação de resumos ou das comunicações deverá ser colocada por email para geod2016@easychair.org.
Algumas notas sobre a submissão de comunicações via Easychair.
Se já está registado nesta plataforma entre no site https://easychair.org/conferences/?conf=geod2016
usando o seu “User name” e “Password”. Se não está registado no Easychair utilizar a página https://easychair.org para fazer o seu registo (“signup“).
Quando terminar o período de registo de resumos, o acesso à Conferência na plataforma Easychair faz-se unicamente pelo endereço https://easychair.org. Por conseguinte terá que utilizar este endereço para submeter o texto da comunicação. Na plataforma da Conferência no Easychair a submissão faz-se selecionando “Upload paper”, na primeira vez, ou “Update file”, subsequentemente incluindo, logicamente, quando submeter a versão final.
Se tiver dúvidas acerca da utilização do EasyChair envie por email para geod2016@easychair.org.
Algumas notas sobre as apresentações.
Para as apresentações orais não foi desenvolvido nenhum template. Pede-se unicamente que, no slide, o nome do autor que for efetuar a apresentação fique sublinhado.
No caso da apresentação ser por poster informamos:
- Dimensão do poster: área útil 80 cm x 110 cm, orientação retrato (portrait);
- No canto superior esquerdo deverá ser colocado o logótipo do evento. Descarregue o ficheiro com a imagem aqui. A dimensão maior deverá ser 25 cm, respeitando a relação comprimento/altura da imagem;
- No poster deverá ser sublinhado o nome do autor que irá estar na sessão de apresentação.
Todas as apresentações serão publicadas na página Web da Conferência
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II Conferência Nacional de Geodecisão
A Escola Superior de Tecnologia do Barreiro localiza-se na margem sul do rio Tejo, no município do Barreiro. As instalações estão localizadas na Quinta dos Fidalguinhos e pertencem ao Instituto Politécnico de Setúbal.
Como chegar à EST Barreiro/IPS por transportes públicos:
- De Lisboa: o acesso mais rápido é por barco. Entre o Terreiro do Paço e o Barreiro. o tempo da travessia por barco, realizada pela Soflusa, demora cerca de 20 minutos nas horas de ponta com uma frequência de barcos entre a variar entre os 5 e os 10 minutos. Para a ligação entre Terminal Fluvial do Barreiro e a Escola Superior de Tecnologia do Barreiro poderá utilizar autocarros dos Transportes Coletivos do Barreiro, carreiras 1 ou 2.
- Da Margem Sul: existem diversos meios de transporte que servem a Escola:
- Transportes Coletivos do Barreiro (TCB) - carreiras 1 e 2 (Terminal Fluvial - circulação), com paragem em “Politécnico” (ver diagrama da rede).
- Transportes Sul do Tejo (TST) - carreira 317 (Barreiro (Est) - Vale da Amoreira).
- Comboios da CP: próximo da Escola, a 10 minutos a pé, encontra-se o apeadeiro da Baixa da Banheira (Linha do Sado - urbanos de Lisboa), Nesta linha também se situa a estação do Pinhal Novo, com conexão ao serviço Alfa Pendular e Intercidades Lisboa/Faro/Lisboa.
Como chegar à EST Barreiro/IPS por transporte próprio:
Utilizando transporte próprio pode chegar à escola ou via A2 (Autoestrada do Sul) ou via A12 (autoestrada Setúbal-Montijo).
Para quem se dirige via A2 deverá sair na saída de Coina em direção ao Barreiro (IC21 - via rápida do Barreiro).
Se pretende deslocar-se a partir da A12 (via Ponte Vasco da Gama) deverá, na saída do Montijo, seguir o IC32 em direção ao Barreiro e, no final, seguir o IC21.
Para ambos os casos, no IC21 e nos primeiros semáforos, sair à direita em direção à Baixa da Banheira; encostar logo de seguida à esquerda para apanhar a Estrada da Amizade e seguir até à primeira rotunda, que contorna até entrar na Baixa da Banheira; virar à esquerda na primeira rua que encontra seguindo a placa para a Escola Superior de Tecnologia do Barreiro; virar à direita para apanhar e seguir até ao fim a Rua Américo da Silva Marinho; a Escola encontra-se à esquerda, no final da Rua Américo da Silva Marinho.
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